fale conosco
(51) 3664-2319 | (51) 3664-2877
camara@camaratorres.rs.gov.br
acesso ao
webmail
notícias
17/11/2017
Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

      Uma proposta de criação do "Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul", está sendo apresentada, tendo por base o potencial geoturístico desta região, que inclui os Cânions da Serra Geral e Aparados da Serra, nos municípios de Cambará do Sul (RS), Jacinto Machado (SC) e Praia Grande (SC), os Parques Estaduais da Itapeva e Guarita, em Torres (RS), além de outras áreas da região.

GEOPARQUE é uma área contendo sítios arqueológicos de importância científica, raridade e beleza, que agregam valores ecológicos, históricos e culturais a região. O Projeto Geoparque é reconhecido e avaliado pela GGN (Global Georparks Network) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura).

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma iniciativa da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) em parceria com os Municípios Gaúchos que compõem a área do Projeto, para a candidatura desta região ao título de Geoparque Internacional conferido pela UNESCO e pela GGN.

A região é considerada patrimônio geológico nacional e conta diversas unidades de conservação e parques nacionais e estaduais.

Dentre as potencialidades desta região, destacam-se:

- Os Parques Nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra, onde se encontram os maiores Cânions da América Latina;

- Os Parques Estaduais da Guarita, Itapeva e Tainhas;

- Praias, lagos, dunas, rios, falésias, mirantes, furnas, trilhas e belezas cênicas;

- Turismo ecológico, rural, de aventura, de contemplação, científico, cultural, dentre outros;

- Elementos geólogicos que contam o passado da Terra e da Vida que representam ricos materiais para o estudo científico;

- Diversidade cultural, biodiversidade e geodiversidade;

- Sítios arqueológicos, paleontológicos e 20 geossítios atestados pelo Serviço Geológico do Brasil.

A região do Projeto abrange uma população de aproximadamente 223 mil habitantes.

Cientistas e pesquisadores que integram diversas áreas do conhecimento como Geologia, Geografia, Ciências Ambientais, Turismo, Agronomia, Hidrologia, História, , Biologia, dentre outras, vêm realizando diversos eventos para apresentar e discutir o Projeto junto às Comunidades locais.

Saiba mais sobre o Projeto GEOPARQUE CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL no link abaixo: